segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A música fala por si.



Imagine um filme sem música, uma peça teatral sem música, a dança sem música.

Imaginou?! Se você conseguiu essa ‘proeza’, agora...Pense na Vida, que é a maior de todas as Artes, sem música.

Que coisa monótona!Sem graça! Sem rumo! Sem um motivo de ser!!!! Cada momento de nossa vida tem uma trilha sonora. Imperceptível, mas tem.

Cada nota musical é como se fosse uma sílaba, e a somatória dessas sílabas resultam em frases musicais quem falam por si só. (tudo bem que há músicas que parecem ser um “trava-línguas”, de tão estranhas e destoadas que são. Mas não é a maioria.)

Voltando... São como as frases gramaticais, de um idioma qualquer, mas ao invés de nossa mente interpretá-las, é nossa alma que o faz. É uma linguagem “almática”, sentimental. A música trata de nossas emoções, ambições, desejos, paixões, decepções, temores...Não há conexão entre as notas e as idéias (a razão).

Por isso gostamos tanto de uma música sem sabermos o porquê. Mas é que nossa alma se identifica, se alinha com aqueles tons, notas, melodia, ritmo, compasso...composição. São áreas desconhecidas, mas que quando acionadas (por uma música querida), o coração pulsa junto com a música. Como se estivesse dançando, VIBRANDO ao ouvi-la.

A música tem dentro de si tudo aquilo que compõe o ser humano. Cada acontecimento está representado na harmonia.

Há músicas que têm substâncias antálgicas (acalmam a dor). Ela (a música) tem o poder de nos transportar para um outro mundo.O mundo das artes, onde tudo é possível.

Nos liberta. Falamos coisas através dela, que não temos coragem para falar. Liberta do “mundim” natural e nos leva ao sobrenatural, muitas vezes.

Inspira...a escrever, pintar, interpretar, dançar, viver. Incentiva-nos a procurarmos um amor e acreditarmos nele. E se não der certo esse amor ...A música consola.



“A música é usada como válvula de escape, um analgésico. Mas pode ser mais do que isso. Ela é instrumento de aprendizado, pois é símbolo da condição humana. A partir dela, pode-ser chegar a muitas outras coisas.”_ Daniel Baremboim , maestro.



Escrito por Rê Marra no dia 06/08/2005 às 17h14

2 comentários:

  1. Música é td!!!
    Levar a vida c mais leveza...é pensar no passado q nos marcou, é respirar fundo lembrando de um grande AMOR!!!

    ResponderExcluir
  2. O pássaro não canta porque espera aplauso, ele canta porque tem uma canção. (Joseph E de Souza)

    FOMOS FEITOS COM A MÚSICA EM NÓS...ELA A CANÇÃO FAZ PARTE DO NOSSO EU...

    AMEI SUA INTERPRETAÇÃO E LEITURA DA MÚSICA...LINDAAAAAA

    ResponderExcluir