segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia Internacional da Mulher 2006






Desde o ano 1857, o dia 8 de março nunca mais foi visto da mesma forma.

O auge da luta das mulheres por considerações humanas igualitárias foi neste dia(8 de março). As operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque foram trancadas e queimadas vivas simplesmente porque queriam justiça.

Muitas mulheres (cerca de 130) tiveram que morrer para que hoje pudéssemos usufruir a liberdade que temos. Mas que fique claro que elas lutaram por direitos iguais e NÃO pela igualdade dos sexos.

Hoje quando paro para pensar, me comovo com essa (e outras histórias) em que mulheres lutam com unhas e dentes para um mundo mais justo, onde tivéssemos acesso aos estudos, à vida política e ao emprego.

Infelizmente, o que mais vemos atualmente é a desvalorização da mulher. Muitas perderam o rumo com a ‘revolução’ que vêm acontecendo dia após dia.

Perderam a doçura, a leveza, a feminilidade, o companheirismo, o caráter,...O valor.

Algumas colocam a culpa nos homens por não saberem tratá-las (é verdade que muitos também perderam o cavalheirismo), mas quem dita como tratar uma pessoa somos nós mesmas, são as ‘camisetas’ que usamos.

O mundo está tão decadente que a autodesvalorização está em alta (inconscientemente, é claro!). É, falar que tem autoestima baixa é entendido como humildade. Mentira! Deus nos criou à Sua imagem e Semelhança.

Antes era ‘normal’, aliás, suportável (devido nossa cultura machista) ouvir numa roda de homens coisas do tipo: “peguei fulana”, “fiquei com 4”....E agora, umas incitam as outras a beijarem quem nem conhecem e podemos ouvir o mesmo tipo de conversa na roda delas. E depois de toda turbulência, ficam indagando por quê não querem casar com elas, por quê não levam-nas a sério.


Mulher (com M maiúsculo) fala de paixões, de sentimentos...Mulher tem asas para voar. Conhece o abstrato.

Ser mulher é maravilhoso!

É estar com o guarda-roupas cheio e dizer que não tem roupa.

É saber dar amor, carinho, atenção.

É ser doce, companheira, e a maior incentivadora de seu amado.

É chorar por besteiras (às vezes) sem que ninguém perceba.

É se fazer de forte quando o coração está sangrando, simplesmente para não contaminar outros com sua tristeza. Mas, ao mesmo tempo, é querer ser cuidada, protegida...

É se arrumar pensando no outro (também), é comprar uma nova camisola (ou espartilho, sei lá) só para fazer uma surpresa.

É se cuidar, se valorizar....

Ser mulher é paradoxal, é completo.

É ser mãe, ser amiga, ser esposa, ser amante, ...ser simplesmente MULHER.



QUE NÓS TENHAMOS MUITO QUE COMEMORAR AINDA, NÃO NOS ESQUECENDO JAMAIS DE NOSSA ESSÊNCIA.




Escrito por Rê Marra no dia 08/03/2006 às 16h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário