quarta-feira, 21 de julho de 2010

Não importa como, apenas me chame ( VI ).

O que Emanuel não havia pensado é que já fazia quase um ano desde que eles se encontraram pela primeira vez 'naquela' praia. E quando se deu conta viu que a mantinha ali no canto de seu coração, escondendo-a dele mesmo. "Essa desatenção geral com os acontecimentos e com seu íntimo não era a própria essência do amor?"
Mas ele não era muito de mudar de opinião, achava que isso demonstrava força e personalidade, ou...simplesmente por orgulho mesmo. Mas é particularmente importante para aqueles que nunca mudam de opinião ter a certeza de julgar com justiça desde o início.
Ao pensar em Nina milhares de pensamentos e lembranças se conflitavam."Sim, algumas semelhanças mas...Nem mesmo lemos os mesmos livros! E provavelmente nunca os encaramos com os mesmos sentimentos!...Não consigo formar uma imagem que me satisfaça...", refletia Emanuel.
"Sensata como ela é, me espanta como se deixa enganar tão facilmente pela loucura dos outros! A docilidade afetada é bastante comum, mas essa docilidade que beira a tolice em alguém tão inteligente...me aborrece. Essa capacidade de ver o lado bom de todo mundo, e ainda torná-lo melhor, ignorar o lado mau, são coisas que lhe pertencem quase que exclusivamente! E não sei por quê isso me irrita tanto!", prosseguia com suas indagações sozinho. Ele não costumava falar muito de si para os outros, talvez nem UM amigo soubesse o que realmente se passava em seu coração.
Dotado de uma rapidez de pensamento e observação, preferia pensar sozinho pois achava que se compartilhasse poderia sofrer alguma influência.
Mas às vezes é desvantajoso ser tão reservado. Se alguém esconde a sua afeição com igual habilidade daquela que constitui o objeto dessa afeição pode perder a oportunidade de conquistá-la, de assumir pra si um amor e vivê-lo. Pois, embora iniciar um romance seja algo simples, poucos são os que tem o coragem para se apaixonarem sem o encorajamento alheio.
"Eu nunca, nunca prometi nada. Se bem que não estamos falando de promessas e sim de sentimentos...Droga! Que confusão estou sentindo! Se, ao menos, eu a encontrasse para conversarmos..."
Emanuel achava que apenas havia sido prudente. Mas quem foi que disse que a prudência consiste em resistir?

Irritado já com tantos pensamentos, ele foi até o antigo apartamento de Nina.
E quando ia entrando, alguém que estava conversando olhando pra trás esbarrou nele.
-Nina...
Ela ficou pálida e uma mistura de alegria com raiva a invadiu. Raiva por ainda amá-lo e alegria em revê-lo.
Paulo a esperava no carro. Ele a abraçou e ela, meio sem jeito, correspondeu.
-Eu quero falar com você!
-E eu precisei tanto falar com você...Mas agora não dá. Paulo está me esperando no carro.
-Paulo? Quem é Paulo?,- e antes que ela pudesse responder, ele continuou - Me encontre hoje na praia, no mesmo lugar...
Nina sorriu apenas com os lábios. Havia uma certa tristeza em seu olhar. Mas não disse nem que sim nem que não. Simplesmente se foi.

No carro, Paulo e Nina seguiram em silêncio para a casa de Carla. Ela tinha apenas ido buscar correspondências em seu antigo apartamento, aproveitando a hora de almoço de seu noivo. Ele a deixou em casa e seguiu para o trabalho.

-Carla, você não vai acreditar! Eu acabei de ver ele!!!
-Ele quem?
-Como, quem? O Emanuel!
-Nina, minha amiga...cuidado com o que vai fazer. Você tem uma persistência que a vontade dos outros é incapaz de intimidar. E isso me assusta!
-Mas eu nem te disse nada!
-Minha amiga, te conhecendo como conheço, nem precisa dizer. Só estou falando pra você tomar cuidado pra não se machucar novamente...
-Hum...tudo bem.


(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário