quinta-feira, 26 de março de 2020

No tribunal estamos todos do mesmo lado. Só há UM juiz.

"Porquanto, assim como o corpo é uma só unidade e possui muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, constituem um só organismo, assim também ocorre em relação a Cristo. Pois todos fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um único Espírito"_ 1 Coríntios 12: 12, 13. 
Aqueles que estão ligados à Cristo fazem parte de seu Corpo. 
Embora não tenhamos a mesma função, somos todos de suma importância. 
Temos visto um povo falando de evangelho, de Cristo mas sem o manifestar. Líderes firmados em si, em sua justiça própria e achando que podem fazer justiça com as próprias mãos. 
Como pregam a Cruz se vivem no antigo testamento, na velha aliança? E o pior, muitos que também se acham donos da razão, apoiam essas atitudes dizendo que isso é justiça de Deus. 
A Justiça é de Deus. Ele é o juiz, e não você, eu, ou qualquer pessoa (líder religioso). 
Ficam querendo causar na internet, gerar polêmicas... E aí me deparo com a Palavra que é tão contrária ao que tem sido falado nos últimos dias e até tem sido aplaudido. 
Ahhh, esse povo que soltou Barrabás e crucificou Cristo... Aliás, esses líderes que usam o povo para crucificar os outros ao invés de os libertar. 
Se não nos vigiarmos, fazemos o mesmo, nos posicionando como se estivéssemos num tribunal. Aliás, até estamos mas só tem UM que está assentado na posição de juiz, Deus. 
Me lembro de uma frase que li certa vez (não sei a autoria), dizia mais ou menos assim: "e se matarmos todos os ladrões? Bom, restariam apenas os assassinos"
E é isso que uma corja de religiosos está fazendo, querendo matar os pecadores, como se eles não fossem também. O problema é que matando um pecador, estamos pecando também. 
Ou seja, saiamos desse tribunal. 

Citei o versículo lá em cima falando do Corpo porque fico indignada com pastores, líderes, irmãos agindo de forma demoníaca. Membros do mesmo corpo querendo matar um ao outro. Isso é feio, lastimável, nada edificante e nada parecido com o Jesus que conheço. 
Sim, Deus é justo. Mas ELE é. Somos justificados pelo Sangue de Cristo, mas isso não nos torna juízes. 
"Todavia, Deus estruturou o corpo atribuindo maior honra aos membros que dele tinham necessidade, a fim de que não haja divisão no corpo, mas sim que todos os membros tenham igual cuidado EM FAVOR uns dos outros. Desse modo, quando um membro sofre, todos os demais sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se regozijam com ele."_ 1 Coríntios 12: 24-26. 

Hajamos com mais amor, mais cuidado, mais zelo uns com os outros.


(escrito no dia 3 de março de 2020)

quarta-feira, 25 de março de 2020

Que situação, hein?!

Que situação, hein?! Não estou falando apenas do "corona vírus", estou falando desse mundo chato onde todos se acham aptos a governarem sendo que não governam nem suas próprias palavras e atitudes. 
Lembram da empatia tão pregada nos últimos tempos? Então... 
Sinceramente, eu não gostaria de estar na pele do presidente, governador ou qualquer liderança. Estar a frente de o que quer que seja no mundo de hoje é massacrante. 
Sobre a decisão do Presidente ontem... Cara, estamos entre a cruz e a espada. Sim, temos que nos cuidar em relação a contaminação do vírus, mas também não podemos colocar em risco 90% da população por causa de 10% (coloquei porcentagem aleatória). 
Não estou dizendo que concordo ou não com a decisão do presidente, estou dizendo que é difícil decidir, e numa posição de liderança não cabe indecisões. 
Não temos a estrutura dos EUA, da Itália para paralisarmos a nação. E ao mesmo tempo, não temos a estrutura desses países de primeiro mundo caso a doença se alastre (ou seja, pode ser pior ainda). 
A questão aqui não é colocar a economia (DINHEIRO propriamente dito) na frente da saúde. A questão é que a economia sustenta inclusive a saúde. (Não estou entrando em méritos espirituais. Estou falando apenas do quesito natural). 

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". 
O máximo que podemos fazer é orar para que o Senhor nos guarde, nos direcione e dê sabedoria aos nossos líderes políticos, religiosos... E que NOS dê sabedoria para não fermentarmos ainda mais o momento. 
Nesse momento, SEJA A PAZ que tanto prega. 
Seja o amor tão falado. 
Seja a empatia POR TODOS. 

Paz.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Às vezes as dores do parto são necessárias para que vejamos vida.

Às vezes as dores do parto são necessárias para que vejamos vida. 
Dói mesmo, é desconfortável, mas faz parte de um recomeço. 
Só podemos recomeçar se algo se findar. Claro, a vida real é mais dramática do que um texto, mas também é mais leve. Não vai acabar agora, é só um "sacode". 
Me lembro de Noé na Arca, isolado, e a única coisa que lhe dava sinal de que era tempo de sair do esconderijo era a natureza. Uma pomba trazendo uma folha nova de Oliveira. 
[Sim, uma oliveira, a mesma árvore que produz azeitonas, que produz azeite quando muito bem prensada.] 
Mas voltemos a Noé... 
Agora somos muitos "Noés", cada um em sua arca. 
O dilúvio veio. 
Nossa arca não é apenas nossa casa física, é você, sou eu. Nossa casa somos nós e a pomba (o Espírito Santo) precisa estar dentro pra então nos direcionar, nos avisar quando é hora de sair. Mantenha-se firme por dentro mas seja flexível para aprender, para mudar o necessário. 
O mundo está sendo reestruturado para que sejamos também novas criaturas. E isso é só o começo. É apenas uma preparação de um novo tempo que virá em breve. 
Nossa arca é espiritual: "aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará". 
Habite Nele (em Cristo) e descanse em meio ao dilúvio. Vai passar. Observe os sinais. Toda a criação fala. Escute-a. 
As dores do parto... Está nascendo um novo tempo, mas não se engane, o tempo é novo mas o mundo é o mesmo (por enquanto). É um tempo de maior atenção ainda para os que crêem, é o tempo onde buscarão um líder mundial. 
A solidariedade nos uniu e isso é incrível, mas não nos esqueçamos do que "está escrito". É a união de Babel. 
Sim, sairemos da "arca física", começaremos um novo tempo (que bom!) mas que possamos continuar atentos e conectados ao Pai (Deus). 
Um tempo novo exige de nós mais intimidade com o Espírito Santo.

Ahhhh nossos discursos...

Ahhhh nossos discursos... 
Onde foi que nos perdemos ? Precisamos encontrar onde nos perdemos, precisamos nos encontrar! Onde foi que passamos os carros na frente dos bois, objetivos na frente de pessoas? 
Quando foi que paramos de nos importar verdadeiramente em como o outro está se sentindo e passamos a apenas determinar “certo/errado” de acordo com nosso próprio ponto de vista ? 
Onde foi que proibimos uma dor? Por que não a legitimamos só porque discordamos ? 
Por que nossa referência de Jesus só serve para aprendermos princípios morais mas não para acolhermos, amarmos? Por que O estabelecemos convenientemente como nosso Mestre se na hora de chorar com os que choram, aproximar dos que necessitam nos esquivamos ?
Por que não nos importamos mais com a humanidade alheia? A menos que nos seja interessante importar... 
Por que Jesus se fez homem e a gente joga fora a humanidade do próximo como se fosse pecado?
Sermos humanos faz parte de sermos divinos, faz parte da criação do Pai (imagem e semelhança Dele). 
Pensemos nisso quando nos depararmos com a dor ou alegria alheia. 
Se importe de verdade. 
Ame de verdade. 
SEJA DE VERDADE. .

Não é tempo de medo. Aliás, o medo nunca terá um lugar no tempo.

Não é tempo de termos medo, pavor, preocupações vãs. 
Como bem disse C.S.Lewis, o autor irlandês, "tudo que não é eterno, é eternamente inútil". 
É tempo de termos temor, é diferente. 
É tempo de reflexão, ajuste, alinhamento. 
É tempo de percebermos que nem todo dinheiro do mundo nos salva, nem conhecimento, nem poder, nem sucesso, nem nossas qualificações. 
Um inimigo invisível nos mostrou que a união vence guerras, o individualismo provoca-as. 
Você pode ter um milhão de seguidores ou nem ter redes sociais; pode ser casado ou separado, rico ou pobre, nascido na Itália ou no Brasil... 
"Nossas boas obras são como trapos de imundície". Boas atitudes ajudam, claro, nos faz manifestar o Céu na Terra. Mas não nos salva. Ninguém pode salvar a si mesmo (estou falando de eternidade). 
O que nos resgata é a Fé em Cristo. É ela que nos coloca frente a frente com o Criador. 
Nesse momento nossa nudez foi exposta. A crise revela corações. A ventania só mostra se o alicerce está firme ou não. Nossa igual condição está manifesta à luz do dia ["Todos pecaram e carecem da Graça de Deus"]. 
Toda correria do dia a dia que nos "justifica não pensar", cessou. Agora é hora de se enfrentar, se enxergar, dar importância ao que realmente importa. 
"Buscai-O enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto". 
Não é tempo de termos medo, é tempo de nos prepararmos cada vez mais para a Grande Festa. 
Ninguém entra numa festa de gala sem os trajes adequados. (e não estou falando de vestimenta, estou falando de coração). 
Não é tempo de arrogância, orgulho, autossuficiência. 
Um vírus nos colocou contra a parede, nos tirou de nosso pedestal imaginário. 
Sim, somos reis e sacerdotes, mas há um Rei soberano. 
É tempo de nos reconectarmos à Ele, aprofundarmos o relacionamento com ELE (Yeshua) para que possamos "combater o bom combate, cumprir nossa carreira e guardar a fé".

Tanta coisa pode mudar em uma semana, em um instante.

Tanta coisa pode mudar em uma semana. 
Uma semana atrás estavam todos vivendo normalmente, agora a maioria vive em isolamento e medo. 
Uma semana atrás, todos estavam cheios de planos e projetos, agora, a única preocupação é SOBREVIVER. 
Em uma semana alguém que te ama, não te ama mais. Alguém que amamos, se vai. 
Em uma semana o clima muda, o vento sopra em outra direção. Em uma semana (quiçá UM DIA) tudo muda. 
Em uma semana vamos do céu ao inferno, mas também em uma semana podemos sair do inferno e irmos ao Céu. 
Tudo pode mudar em uma semana, um dia, um instante. 
 [Agora leia essa última frase com a mente limpa, otimista e cheia de fé]. 
TUDO PODE MUDAR EM UM INSTANTE!!!! E isso é um refrigério pra nós! 
A vida é uma soma de instantes, de momentos. 
São fragmentos colados, costurados. 
Permita-se ser colado e seja cola. 
 O "agora" assusta? Olhe de novo, "traga à memória o que lhe traz esperança”. Se fortaleça “dando glória a Deus” como fez Abraão. 
Paremos de olhar a tempestade e busquemos Aquele que até o mar O obedece. 
Deixe a tempestade apenas do lado de fora, não convide-a pra ser tormenta dentro de você. 
Não intensifique a dificuldade. Eu sei que não é fácil. Muitas vezes travamos uma luta dentro de nós para que o medo, a angústia, as preocupações não tomem conta. Lutemos então, só não vamos perder essa batalhe interna. 
Quer chorar? Chore, esvazie-se da angústia, mas em seguida, levante os olhos, "eleve-os para o monte que é de onde virá o socorro”. 
Olhe pro Alto, pra Deus, pra Cristo. E busquemos olhar a vida na perspectiva Dele, do alto. Em momentos de crise, amplie a visão, busque discernimento espiritual, atente-se aos sinais. 
“Quem tem ouvidos pra ouvir, ouça”. 
Tudo pode mudar em uma semana, um dia, um instante.

A "selifie" é o novo bezerro de ouro.

Tanta coisa passa pela minha cabeça, frases, promessas, sonhos... 
O que está por trás de cada uma dessas coisas? 
Essa geração tão empreendedora parece que está levando a vida como se fosse empreendimento também...
Os objetivos pra qualquer tipo de relacionamento são estrategicamente calculados. 
Não estou dizendo que seja errado racionalizar. Sim, precisamos pesar o que suportamos ou não nas pessoas que escolhemos relacionar (amizade, trabalho, casamento...), mas o alicerce não deveria ser esse. 
[Bom, eu penso assim]. 
 O que tem nos guiado, nos motivado? “Tudo é vaidade”
Busco me observar, saber o que está por detrás de uma visão, decisão, sonho... 
Será que ajudamos alguém pra sermos “bem vistos”? Será que almejamos algo pra termos holofote? Será que não buscamos coisas, posições, “likes” pra agregar ao nosso valor? Será que não é a vaidade por sermos admirados de alguma forma que tem nos motivado em nossas atitudes ? Será que não tiramos Deus do trono de nossas vidas e colocamos nossas obras pra ELE no lugar? Será que não estamos endeusando nossas conquistas?

Parece que até nosso amor se perdeu em meio a mundo tão vaidoso... 
Em nossa geração, o “bezerro de ouro” somos nós. Fizemos altares pro espelho, pro personagem que a maioria vive nas redes sociais. Só esquecemos que altar também é lugar de sacrifício. 
Não há pódio na vida real. Nem todos que “vencem”, vencem. 
A vida é paradoxal, simples e profunda ao mesmo tempo. 
Há pessoas no topo que estão perdidas de si. 
No meu mundo real, vence quem é de verdade, mesmo que a verdade não seja agradável. É ela quem nos proporciona libertação. (Não libertação dos outros, pq os outros sempre vão achar que o mundo lhes deve, e assim, vão querer escravizar, pesar, impor). 
No meu mundo real, vence quem se encontra. (Como a mulher samaritana em João 4, ela encontrou a Fonte e se encontrou. Às vezes estamos no poço mas já não reconhecemos a fonte)
No meu mundo real, “se não tiver amor, proveito algum terá”. E é o amor Ágape, puro. O amor que cria, transforma, dá sentido. 
Mas cuidemos até para que o amor não seja contaminado pela vaidade da “novela assistida” em redes sociais ou "assistida" por nós mesmos.

Sobre mais um ciclo meu.

Só gostaria de dizer que meu aniversário é daqui a pouco (dia 16/03)! 🌺

Na verdade, tenho mais a dizer, muito mais. 
Cada ano que passa, olho pra trás e busco observar o quanto eu caminhei e pra onde caminhei. 
É, porque não adianta caminhar muito se nosso coração vai pro lado errado, se nossa essência é esquecida no caminho, se nos distanciamos de nós mesmos. 
Distanciar-se de si é uma conta cara que sempre chega! 
Perder-se de si vai nos matando aos poucos, vai nos roubando o brilho nos olhos, a alegria simples, ... Se nada pra você está bom, cuidado, você pode estar se perdendo entre tantos acontecimentos, desejos por conquistas, afazeres, vontade de pertencer... 
Essa excesso de “ter que produzir” tem nos feito deixar DE SER. 
Contrariando alguns... Não, você não é seus erros e acertos. 
Nossas escolhas direcionam caminhos mas não matam essências. No máximo, podem entulhá-las. 
Eu sei, “pelo fruto se conhece a árvore”. Mas há “árvores” que fabricam frutos, entende?! Há frutos construídos e não gerados. E de vez em quando uma boa árvore pode dar um fruto ruim. 

Amanhã é minha virada de ano e isso sempre me leva a mais uma reflexão. 
Somos como casas, e toda casa precisa de manutenção e atenção. 
Que nossas raizes possam estar sempre junto à ribeiros de águas, que nossa construção seja firmada em Cristo e não em nós mesmos. Ele é a rocha que nos sustenta. 
E que possamos ter LIBERDADE de sermos quem somos: feitos à imagem e semelhança do Criador; cada um em sua singularidade, mas todos refletindo a Ele. E refleti-Lo não te a ver com regras, tem a ver com ser de verdade. 
Jesus amava se relacionar com os que eram de verdade, até porque com pessoas que se escondem, fica complicado. Não há relacionamento com personagens, afinal, personagens não existem. 
Façamos, produzamos, mas acima de tudo SEJAMOS. . . 




Obs: texto escrito dia 15/03.

Vamos de poesia!

E vamos de poesia porque esse mundo tem tido prosa demais, e nessa, perdemos a doçura, o lúdico... 
A prosa tá chata, tá seca, tá “opinativa” demais... Tá rasa, prepotente e em sua arrogância descarta a essência (poesia). E prosa sem essência vira discurso, e a vida apenas um palanque, um teatro pra que a gente exponha ideias sem vivê-las! 
Então...vamos de poesia ! 
Abaixo Olavo Bilac👇🏼
“Olha: não posso mais! Ando tão cheio Deste amor, que minh’alma se consome De te exaltar aos olhos do universo... Ouço em tudo teu nome, em tudo o leio: E, fatigado de calar teu nome, Quase o revelo no final de um verso.”

Vida vem antes do propósito.

Às vezes nos vemos em situações não planejadas, e que nos colocam a rever tudo aquilo que cremos. 
O que vale mais: vidas ou “metas”, “propósitos? 
Jesus seguiu um caminho profético e tinha um propósito, e nisso vemos a importância desses dois pontos. MAS, tanto o caminho profético quanto o propósito estavam ligados à VIDA. 
Houve UM SACRIFÍCIO por nós! E tantas vezes nos perdemos, confundindo Cruz com a morte “da vida”. 
Me entenda. Sim, a Cruz pra quem segue ao Senhor existe, mas é pra crucificarmos a carne (parte pecaminosa) e não matarmos a vida abundante que o Pai tem pra nós. 
Tenho visto que, muitas vezes, trocamos o temor pelo medo, e vivemos como escravos apesar do discurso bonito. 
Ah, Deus tem VIDA pra nós! 
Isso não é uma defesa aos nossos erros, não ! Isso é apenas para sairmos da gaiola e voarmos ! 
Quanto aos nossos erros(pecados), temos um ADVOGADO junto ao Pai: Cristo. E não há diferença entre pecados (embora haja consequências diferentes). Erro é erro, pecado é pecado. Mentir, viver de forma hipócrita, adulterar, ser orgulhoso, falar mal, acusar, fofocar, julgar...todos pecados e que devem ser devidamente tratados e perdoados POR DEUS. 
 Quanto a nós...ahhh, nós! Que desfaçamos os “nós” (embaraços)que há na gente e prossigamos. 

E finalizo com um poema de meu querido Quintana: 
“Todos esses que aí estão Atravancando meu caminho, Eles passarão... Eu passarinho!”