terça-feira, 28 de abril de 2020

Paz que excede todo entendimento.

Segundo o dicionário, PAZ: “ausência de problemas, de violência.”

Segundo Wikipédia, “A Paz (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Pode referir-se à ausência de violência ou guerra.” 

Eu diria que esses significados são uma CONSEQUÊNCIA de quem vive em PAZ, quem manifesta a Paz de Deus. Paz não é a ausência de conflitos, barulho, guerra, é a presença de Deus, do Príncipe da Paz. 
A paz não é resultado de um FAZER nosso, é resultado do FAZER de Deus EM nós.

Me entenda. Há coisas que fazemos que nos enchem de paz, na verdade, ela ativa a paz existente em nós. Eu, diante do mar, por exemplo, fico em absoluta paz. Essa paz fica mais perceptível pra mim.

Creio que essa seja a questão. Como ativar a paz dentro de nós? Como gerá-la? 

Onde a perdemos? Qual foi o momento em que me atentei mais às circunstâncias do que ao que Deus diz?

O mundo quer nos colocar com a atenção voltada para acontecimentos temporais, ele quer que a gente fique exposto ao estresse porque isso nos rouba a paz, e assim limita nossas ações, entendimentos, discernimento… Altera nossa percepção de quem somos.
 
Por exemplo, como está nosso discernimento nesse momento com tantas notícias assustadoras, seja na política, na economia, saúde…? E ainda há os conflitos internos!

É uma tempestade lá fora que provoca outra aqui dentro. (ou vice-versa) 
Leia Marcos 4: 35-41. (Jesus acalma a tempestade) 
Bill Johnson diz que “A ansiedade afeta nosso relacionamento de amor com Deus. Você não pode ser ansioso e manter um relacionamento intenso com Ele”, e essa passagem que acabamos de ler exemplifica bem isso. 
Creio que o medo seja o grande vilão, ele gera ansiedade, nos rouba a paz, diminui (contamina) o amor… Se tenho medo, eu perco a noção de quem eu sou, eu perco a paz. Por exemplo, os discípulos se esqueceram de quem eram e de quem estava com eles no barco. 
Se você focar nas circunstâncias, você verá que tudo colabora para que não tenhamos paz, esperança… Há muitas vozes que temos ouvido. No meio de tantas vozes fica difícil ouvir A voz que nos dá PAZ. Se torna praticamente coerente de acordo com o que vc alimenta sua alma, livros, jornais, amizades…) não ter esperança, não ter paz… "Afinal, você já olhou para o mundo?" (é o que dizem…) .
 
Mas aí te falo: você já olhou para o mundo?! De verdade?! Você já percebeu o quanto as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã? Você já olhou para o mundo numa ótica menos humanista e mais teocêntrica? 


Em Filipenses 4, Paulo nos dá uma chave de como adquirimos essa paz. “Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes sejam conhecidas por Deus as vossas petições, pela oração e suplica e com ações de graças (gratidão).”

Paulo, inúmeras vezes, em luta, preso escolheu agradecer, louvar.
 
Jesus também nos ensina como podemos ser gratos mesmo nas situações mais extremas. 
Momentos antes de ser traído, Ele tem comunhão com os discípulos e AGRADECE a Deus. É interessante porque às vezes invertemos, e queremos agradecer quando estamos em paz, mas o que gera a paz é o coração grato. Não essa gratidão de hashtag, essa gratidão rasa que não gera comportamentos condizentes. E sim a gratidão que muda nossa visão! Tira nossa visão humanista, egocêntrica e volta nossa visão pra como tem que ser, uma visão do Céu. 

Paz é uma substância do Céu. Se tem nos faltado paz, talvez esteja nos faltando Céu (edificar seu espírito com a Palavra).
 
Paz não é fabricada por nós, no sentido de ser por nossa força. É gerada por Deus em nós, através de nossas escolhas. 
Segundo a Palavra, PAZ é um fruto do Espírito. 
Creio que tem a ver com CONFIANÇA CEGA EM DEUS. Brennan Manning diz : “Confiança cega é o que nos faz escolher ser habitação de Deus”. 

TODOS OS MEUS AMIGOS me falam a mesma coisa: “você me dá paz, ir à sua casa me dá paz. Aqui tem paz.” E eu sei que isso vem do Alto porque toda boa dádiva vem do Pai das Luzes. 
Foi algo que Deus gerou em mim (só posso falar por mim). 

Isso não quer dizer que não tenho lutas internas, mas essa é a paz de Deus, que excede todo entendimento, que existe apesar de tudo, apesar de nossas lutas, nossas fraquezas, apesar das circunstâncias, apesar de nós.

Há dias em que estou triste, que choro, mas a paz permanece ali. 
Tem dias que entro pro meu quarto pra orar e choro, choro muito, há um conflito dentro de mim, mas a PAZ de Cristo me sustenta. É sobre essa PAZ que estou falando. 
Nem sempre paz significa satisfação. 
Jesus, ao ir pra Cruz, não estava alegre, mas estava em paz. Eu, inúmeras vezes, tive momentos de paz mas que não satisfaziam minha alma. E como diz Bill Johnson: “Pra você experimentar a paz que excede o entendimento, você precisa abrir mão do direito de entender.” Ou seja, não condicione sua paz à sua compreensão, ao seu controle, à sua satisfação.

Na Bíblia temos exemplos de como é possível viver situações extremas e ainda assim continuar em paz. 


A Palavra de Deus diz que :
"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará."_Salmos 91:1-2. Por isso, se estamos cansados (falo de um estado da alma e não do físico), se o mundo está pesado, se estamos aflitos é sinal de que saímos do esconderijo do Altíssimo. 
Paremos AGORA e voltemos para o lugar de PAZ e descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário