Sabe uma coisa que tenho achado muito interessante, é que esse período de “quarentena mundial” está funcionando como uma lente de aumento para nossas emoções, pensamentos e escolhas que não gostávamos de encarar.
É como aquele filme “querida, encolhi as crianças”… De repente, até a grama ficou gigante e a gente tão pequeno, aí bate um desespero, né?!
A gente se apega naturalmente ao conhecido, ao previsível. Tem gente que faz os mesmos trajetos para o trabalho, por exemplo. Nos acostumamos a fazer as mesmas coisas, até porque assim já sabemos os “resultados”. Isso nos dá uma falsa sensação de controle que gera calma.
De repente, nesse período de isolamento, percebemos que não temos controle sobre nada além de nós mesmos, e às vezes, sobre nós mesmos.
Brené Brown, pesquisadora social da Universidade de Houston define “zona de conforto” , como aquele território onde a incerteza, a escassez e a vulnerabilidade são mínimas. Ou seja: “Um lugar onde acreditamos ter algum controle”.
Eu sei, ninguém sabe como será o mundo após essa quarentena, a gente não consegue planejar sequer uma viagem nesse momento porque não sabemos se já podemos viajar, se o mundo vai nos receber ou se seremos barradas.
Nossa tendência é achar que o “não programado” é pouco frequente, mas na verdade, nossa vida é uma sucessão de “de repentes”.
A grande questão é entendermos que nós já vivemos num mundo de incertezas. E isso não precisa ser encarado como algo ruim.
Muita coisa boa acontece em nossas vidas exatamente quando não planejamos…
De repente descobrimos um novo talento, um amor…De repente, os portugueses descobriram o Brasil!
A verdade é que não nunca tivemos domínio sobre situações, nunca tivemos domínio sobre a vida, por exemplo.
Vamos pra exemplos básicos… Você pode planejar de correr no Parque amanhã, e amanhã amanhecer chovendo. Você pode planejar chegar tal horário em um lugar mas, devido a um congestionamento inusitado, você se atrasa.
Sim, são pequenas incertezas que levamos a vida inteira e aprendemos a lidar com elas.
Eu sei que agora está tudo maior, mas o principio é o mesmo.
A mesma fé que você tinha para se planejar pra correr no parque, terá que usá-la pra tudo.
Na verdade, todos nós sempre agimos com fé. Você escolhe uma profissão por fé, escolhe se casar com alguém por fé, aceita um emprego por fé, muda de cidade… Afinal, não temos certeza se a profissão escolhida vai dar certo (aliás, o que é “dar certo”? Bom, isso é tema pra outro texto).
Mas quando você escolhe namorar alguém ou se casar, você não sabe se dará certo, não sabe como o outro irá lidar com as diferenças na convivência e vice-versa.
O ser humano é muito mais amplo do que vemos, assim como o mundo é muito maior do que nossos olhos naturais enxergam. Nós só vemos fragmentos.
Toda história na Bíblia é construída porque Deus enxerga o que não enxergamos, porque os pensamentos Dele são muito mais altos que os nossos.
E acredite, o fato de os pensamentos Dele serem altos, não significa que não teremos dificuldades, desafios,…
Como ter Fé num período de tanta incerteza?
Aproveitemos essa momento para edificarmos nossa Fé e firmarmos Naquele que é imutável.
Porque se nos firmamos em emoções, em situações, se não estamos bem ou se não enxergamos como gostaríamos nos desesperamos ou gera ansiedade, medo.
Não deixe o medo paralisar você, paralisar seus sonhos.
O fato de não sabermos como será não pode nos impedir de sonhar, de planejar… Planeje sim, mas não fique obstinado com o plano a ponto de perder a noção do valor da vida só porque um plano não deu certo.
Planeje mas tenha abertura para renovos, recomeços, readaptações, mudanças de planos…
Planeje mas saiba que “a resposta certa vem do Senhor”.
O problema está quando nos firmamos em nossos planejamentos, em nosso “próprio entendimento”.
Enfrentar situações inusitadas nos impulsiona a tirar o melhor de nós mesmos. É como alguém jogado numa floresta à noite, todos os sentidos ficam aguçados, atentos. Mas lembre-se de “ATENTAR” principalmente à voz de Deus.
Ou você pode ficar lamentando…(escolha sua).
Timothy Keller diz que : “O oposto da alegria não é a tristeza. É a falta de esperança.”
Precisamos resgatar a esperança.(leia Romanos 4)
Alguns de vocês conhecem a história de Abraão. Deus lhe deu uma promessa quando ele já tinha 75 anos.
As circunstâncias eram completamente desfavoráveis. Aliás quando Ele fala pela primeira vez com Abraão, Deus o tirou de uma situação confortável e então lhe deu a promessa, Sua Palavra.
O que temos que entender é que a Palavra Dele tem o poder de Criar!
O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas quando a Terra estava sem forma e vazia, quando estava em caos.
As circunstâncias externas não podem determinar nada de sua vida, a menos que você decida crer nelas, depositar sua fé nelas.
Aí alguém diz “mas eu não consigo crer”. Bom, nós vimos que todos nós temos fé, mas onde a depositamos já é escolha nossa.
A Fé em Deus nos desafia mesmo, ainda mais pra quem quer ter o entendimento sobre tudo, porque Deus está acima de nosso entendimento.
Se conseguíssemos explicar Deus, ELE não seria Deus, ne?!
Mas A Palavra diz que a Fé vem por ouvi-Lo. Então, primeiramente DECIDA ouvi-lo mesmo sem “crer”. Apenas abandone preconceitos.
Somos aquilo que nos alimentamos, se você se alimenta de Fé, de Jesus, vc gera os frutos do Espírito.
Eu não estou dizendo que seja fácil. Estou lhe mostrando um caminho que nos leva a viver acima das circunstâncias. Ou seja, as circunstâncias existem mas não nos guiamos por elas.
Eu também tenho meus dias em que fico triste, e geralmente isso acontece quando tiro meus olhos Dele e olho ao redor, olho pra mim num sentido errado, no sentido de ser o foco.
Aproveite esse momento para se encarar.
A maioria fugiu disso a vida inteira, seja com eventos, trabalho, redes sociais…De repente o mundo nos colocou frente a frente com o espelho.
De repente posição social, dinheiro, títulos, tudo perde o valor e nós entendemos que “se não tiver amor, proveito algum terá”.
A única coisa que nos resta, que o fogo não consome são os relacionamentos e aqueles firmados no Amor.
Onde a maioria está vendo uma situação paralisante que cause medo, veja como uma oportunidade de aumentar sua intimidade com Jesus, de encontrar seu propósito.
Aproveite esse momento para ouvir a voz de Deus, busca-Lo.
Nossa esperança, nossa confiança precisa estar firmada em Deus, em CRISTO. Só ELE é Deus, imutável.
"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor."_ Jeremias 17:7
Nenhum comentário:
Postar um comentário