sábado, 16 de novembro de 2019

A história de "Josés".

Há um processo na vida de José que muito se assemelha à nossa.
(leia Gênesis 37-50 toda a história

Primeiro você busca a Deus e tem intimidade com ELE. Tanta intimidade que reconhece Sua voz. Então ELE te dá um sonho (noturno mesmo) e sonho (a se realizar também). 
Aí você feliz com tudo aquilo que viu e ouviu decide compartilhar para que outras pessoas fiquem felizes, motivadas ou vejam o quanto Deus é bom, fiel, amigo. 
Mas as reações são, na maioria das vezes, apenas olhos que questionam, coração que inveja. 
Eu sei, é decepcionante. 
Alguns ainda se prestam a verbalizar sua incredulidade: "...mas por que Deus te mostraria essas coisas? Por que ele iria expor isso?" (quando o sonho noturno se refere a uma pessoa). Intimidade não se explica. Afinal, por que um amigo te conta algo?
Enfim, a história continua. Ou melhor, a vida continua. O tempo passa. O sonho noturno acontece. O sonho (ideal)- que chamarei de Promessa a partir de agora -parece que se perdeu no meio do caminho. Na verdade, parece que está tudo o contrário ao que você ouviu. E circunstancialmente está mesmo. 
E aí parece que fomos presos injustamente e esquecidos na prisão. Há dias de muita dor e trevas. Não conseguimos enxergar nada, e a gente quase começa a duvidar de Deus e de Sua BONDADE. O cenário parece incoerente com o que ELE é e diz. 
Mas o que temos que entender é que o cenário não nos diz nada. O cenário não tem poder algum. O cenário é só uma fração do tempo. Mas ainda assim, mesmo sabendo dessas coisas, não entendemos. Parece que tudo se torna grande demais e a gente pequeno demais. 
Ainda assim a gente diz quase sem fé (ou seria força?): "Eu sei que Deus está vendo tudo isso. Eu sei em quem tenho crido. Eu sei que ELE zela por Sua Palavra. Não serei envergonhada." Mas mais um dia você acorda e está tudo do mesmo jeito. 

De repente, "Faraó tem um sonho" e a única pessoa que pode revelar o sonho é você. Afinal, de sonho você entende. 
O que parecia ser sua fraqueza aos olhos de todos, e o que aparentemente te levou pra prisão (todo o processo após o sonho), é exatamente o que te tirará dela e te colocará na realização da promessa de Deus. 
O percurso é estranho, sombrio, é o "vale da sombra da morte", mas continue andando porque o BOM PASTOR está conosco. 
Parece ilógico que Deus deu uma promessa e você tenha sido "vendido como escravo pelos seus irmãos (pessoas que você confiava". Parece que é um caminho de tortura, abandono e desamor. 
Mas não é. É que é tudo sobre ELE. 
José precisava ser vendido como escravo, pra ser comprado por Potifar e ser preso por ele, para então revelar um sonho na prisão e no momento certo revelar um sonho a Faraó e salvar um povo. Aliás um povo que, inclusive, duvidou dele e o fez mal. 
Entende? Tudo é maior. 
Amplie a visão. O centro não é você nem eu. É ELE e o que Ele se importa: NÓS.

Confie. ELE continua sendo BOM, continua sendo AMOR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário