segunda-feira, 21 de outubro de 2019

O paradoxo da liberdade e personalidade.

"Obediência é o caminho para a liberdade, humildade é o caminho para o prazer, unidade é o caminho para a personalidade."_C.S.Lewis. 

Já parou para pensar que os princípios do Pai são paradoxais em muitos frentes? 
Adão desobedeceu e virou escravo do pecado. E assim é nossa liberdade. 
Somos livres quando não precisamos do pecado ou de artifícios externos (drogas, imposições humanas não bíblicas, elogios, aceitação, enfim...). 
Como ser livre? Obedeça princípios! 
"Ah, mas se eu tenho que obedecer princípios, não sou livre!", você pode me dizer. Bom, depende o que é liberdade pra você. Talvez nosso conceito de liberdade seja frágil e distorcido. 
Liberdade não é rebeldia ou revolta. Aliás, essas duas posturas são consequências de uma escravidão emocional e/ou espiritual. 
"Liberdade (Latim: Libertas) é, em geral, a condição daquele que é livre; capacidade de agir de si mesmo"

A maioria de nós temos áreas que ainda nos amedrontam, nos escravizam. 
Se agimos de acordo com o que os outros vão pensar, somos escravos. Se postamos em prol de likes, somos escravos. Se REAGIMOS apenas aos acontecimentos, sem a consciência de nossas intenções, somos escravos. Se agimos com dureza e amargura, somos escravos da falta de perdão.

E como ser livre? Como nos libertarmos? 
A Palavra de Deus diz: "conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará"
Aqui há dois aspectos da verdade, o substantivo comum e o próprio. O próprio diz respeito a conhecermos Jesus, porque ELE disse : "Eu sou O Caminho, A Verdade e A Vida..." 
O outro aspecto é conhecermos a nós mesmos, e isso só é possível se sairmos do automático da vida, olharmos pra dentro e andarmos no Corpo (como Deus nos chama). 

É aí que entra o segundo paradoxo de Deus que C.S.Lewis retratou nessa frase que citei no início. 
A impressão que temos é que o Corpo é algo coletivo. Mas coletivo é massa, todos são iguais e Deus não nos chamou para sermos iguais. Embora nossos direitos sejam iguais, temos funções diferentes, nossos propósitos são diferentes. 
Eu sei que é muito "mais fácil" viver sem estar ligado no Corpo, mas a mão não funciona se não estiver ligada ao braço e essa ao tronco e todo o resto. É o "sujeitai-vos uns aos outros". 
Aí vem outro paradoxo, não há liberdade, independência, fluência em quem você é se não estiver ligado ao TODO. E quanto mais você se envolve na liberdade de ser você -e não o que os outros querem-, mais sua personalidade é fortalecida. 
No TODO, as funções (as personalidades) se destacam. Ninguém se passa por ninguém se está inserido num contexto maior. O "pé" não finge que é "mão", porque as diferenças os separam. E o que é real vêm para LUZ. 

 [Friso aqui que não estou falando de religião ou estar dentro de um sistema. Não se trata de sistema, se trata de Reino.] 

 Pra concluir, se você quer ser livre e quer achar seu propósito, se envolva. Como diz Roberto Shinyashiki: "quem não se envolve, não se desenvolve".

Nenhum comentário:

Postar um comentário