domingo, 22 de dezembro de 2019

Maturidade no Reino.

A cada novo passo rumo à maturidade , ao crescimento, ao Propósito, algo novo nos é pedido. 
Uma nova postura. Uma nova escolha. 
Às vezes escolhas que parecem "injustas". 
É Abraão ter que deixar Ló (sua família) que estava com ele desde o início. 
É Jesus não estabelecer a igreja em sua mãe ou seus amigos Lázaro, Marta e Maria, e sim, em Pedro. 
É Maria Madalena ficar na Cruz até o fim, mas Deus dar a revelação do Apocalipse à João (o discípulo). 
É João Batista, que abriu caminho pra Jesus, que estava lá antes Dele, foi a voz que clamava no deserto, não ter sido escolhido seu apóstolo. 

Onde quero chegar? Deus não tem caminhos óbvios. Ele não trabalha com apegos, não se faz refém de situações ou pessoas. Ele trabalha com propósitos. 
O caminho da maturidade (pra quem anda um caminho direcionado pelo Espírito Santo) é um caminho de ouvir a voz de Deus e obedecê-la mesmo que alguns que estão com você desde o início fiquem feridos, caso eles não entendam sobre Propósitos. 
Sim, há pessoas que mesmo com a direção de Deus não obedecem porque querem "ajudar Deus" e acham que ELE está "equivocado". [Sim, na prática é isso]. 
Há pessoas que "impedem" ministérios, trabalhos, propósitos. Aliás, impedem não, atrasam. Porque "Agindo Deus, quem impedirá?". 
Mas Deus dá a oportunidade a alguns de serem participantes do "levantamento de reis", e esses se negam por quererem escolher o que eles acham melhor a seus próprios olhos. 
A gente lê e sabe que "Deus escolhe as coisas loucas desse mundo", mas diante dos loucos queremos repreendê-los. [Entenda. Estou falando dos "fora da caixa" da religião mas cheios de Deus]

Se você é um líder, não seja essa pessoa que escolhe pessoas por parentesco ou porque estavam desde o início. 
Se você é um servo (e não tem título de líder), seja como João Batista que sabia do propósito dele, sabia a hora de falar e de se retirar. 
O que temos que entender é que sermos refém de afetos em detrimento de obedecermos a direção de Deus, bagunça tudo. Pessoas ficam fora do que foram chamadas pra fazer e as coisas travam, e essas pessoas vivem pesadas (tanto as que foram esquecidas como as que foram "promovidas" quando não deveriam). Simplesmente por estarem fora do propósito, do que foram chamadas para fazer. 
A maturidade em Deus pode nos fazer deixar Lázaro esperando porque há algo a ser feito, e Lázaro faz parte do propósito mas o lugar e momento dele é daqui alguns dias. 
A maturidade em Deus pode nos fazer agradecer João Batista e prosseguir para um novo tempo. 
E temos que ter entendimento para não nos ofendermos com quem faz isso (direcionado pelo Pai) e para não nos vermos obrigados a levar adiante porque é da família. 

Me entenda, falo sempre sobre o PROPÓSITO. Nem questiono honrar, amar, entre outras coisas. Falo de funções no Reino.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Foquemos nos BONS.

Foquemos nos BONS para que possamos ser melhores e influenciar outros a serem bons também. 
Foquemos nos Bons para que os maus não tenham holofote, e quem sabe, pra que eles sejam transformados (se quiserem). 
Foquemos nos BONS para que nossos dias não virem trevas; para que a esperança não morra. 
"Traga à memória o que dá esperança". 
"Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus." _ 3 João 1:11 

Foquemos NO MELHOR: Cristo, que é a personificação do Amor, da Bondade em sua inteireza, complexidade. Porque a bondade Dele não se encontra em prateleiras (no sentido de encaixar em nossa opinião rasa de bondade). Ele a expressa de forma singular, porque cada um precisa de um tipo de atitude/estímulo para que nossa bondade seja gerada, para que nossa maldade seja confrontada.

Foquemos Nele e nos que O expressam através de suas atitudes, e não através de - simplesmente- ideais e/ou leis. 
Boas postagens, boas dicas, boas informações não nos tornam boas pessoas. Praticar o que indicamos, viver o que pregamos, honrar pessoas, tratá-las com respeito... Isso, sim, nos transforma.
É a prática da VIDA de Cristo em nós. 

Como está escrito: "Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." _Tiago 1:21-27 

Com Amor... 

Pra nós. Por nós.

domingo, 8 de dezembro de 2019

Escolha reinar mesmo na prisão.

Às vezes fico pensando em meu relacionamento com Deus. Fico tentando entender algumas coisas. 
Nos cobramos tanto, inclusive sobre nossa Fé. Não nos permitimos nem mesmo "cansar" ou ficar angustiados, porque isso pareceria fraqueza. E ser visto como fraco é a última coisa que podemos ser nessa nossa geração "instagramável", onde todos são bem-sucedidos, bem resolvidos, e tão desumanos. 
Isso não é um aplauso às nossas fraquezas, é apenas um gesto de aceitação à você que está passando pelo vale da sombra da morte, à você que está em seu Getsêmani particular. 
[Não estou falando para vivermos nesse estado de angústia, mas há momentos realmente pesados ]. Jesus, no Getsêmani, estava tão angustiado que suou sangue. Ele se sentiu sozinho, abandonado. Mas ainda assim confiava no Amor de Deus, seu Pai. 
Ele fez uma oração ao Pai e "não foi atendido". E às vezes indagamos porque ELE não nos atende, se "todo que pede, recebe". 
[Claro, temos a segunda parte da oração onde ELE se sujeita e diz: "mas que seja feita a Tua vontade e não a minha".] 
Mas como Cristo, não pare na sua hora mais escura. Prossiga. Conclua o processo. Não pare diante do vale de ossos secos. Profetize! Use sua boca em seu favor. 
Algumas coisas não acontecem ou acontecem não é por "culpa nossa". Me entenda. Não estou nos isentando de nossa responsabilidade. Mas há mais gente no caminho que faz parte de sua trajetória. 

Às vezes Deus nos dá direções que envolvem terceiros e parece que ELE errou. Mas o caminho de Deus é perfeito. Ele não errou com Adão. Ele já sabia da escolha de Adão, nós é que não sabíamos. Então ELE nos permite ver, participar para compreender melhor seu GRANDE plano. 
Jesus nunca foi o plano B de Deus. "O Cordeiro foi imolado desde a fundação do mundo". 
Então por que ELE nos dá direções que parecem não dar certo? Por que ELE falou para Moisés ir falar com Faraó e ao mesmo tempo endureceu o coração de Faraó? 
Jesus, envolvido por sua alma, questionou :"por que me abandonastes?" 
As perguntas vêm mesmo. Muitas vezes não entenderemos, mas escolhamos CONFIAR no Amor de Deus. ELE vê todas as coisas. 
Se o compreendêssemos por completo ELE não seria um Deus tão grande assim! ELE ultrapassa nosso entendimento. Mas estejamos certos de Seu Amor. 
Simplesmente não pare, profetize. Escolha reinar mesmo na prisão.

sábado, 7 de dezembro de 2019

A não-fórmula do Amor.

"O amor não pode ser tão difícil", "o amor não é tão fácil", "leva tempo", "é de repente"...
Cada um tem sua história. Tem gente que ama do dia pra noite, outros descobrem o amor depois de um tempo. 
O que precisamos entender é que nossa história não é regra pra ninguém.
Sei que é bom quando ele aparece. Mas agora estou falando do amor próprio.
Quando ele ressurge você passa a não querer provar nada pra ninguém, e de repente, aparece alguém que te aceita exatamente como você é, te ama com suas virtudes e defeitos ao invés de te cobrar incessantemente.
De repente, aparece alguém que te olha e os olhos  brilham, e ele não faz nenhum esforço pra esconder isso. Do nada aparece um cara que ao te ver fica com frio na barriga.
Aparece alguém que te admira por tudo que você carrega dentro de si e não por suas projeções profissionais apenas. Alguém que te ama em sua inutilidade, inclusive.
De repente, aparece alguém que desperta o seu amor, sua atenção, e promove seu amor próprio. E nada melhor para estimular mudança do que alguém que nos ame e estimule nosso amor próprio.
Nada melhor do que ter alguém que você pode descansar mentalmente, emocionalmente; não precisa pensar mil vezes antes de falar, não tem que criar estratégias...Pode simplesmente ser você porque ele te ama e te aceita. Alguém que enxerga suas fraquezas, mas ao invés de usá-las contra você, te cobre, te abraça.
O Amor nos melhora, nos acrescenta, nos faz florescer. Mas ele só nasce quando é abraçado, envolvido. E não questionado.