quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cuide de seus pensamentos.

"...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." _Filipenses 4:8,9 

Não sei vocês, mas de vez em quando há uma batalha em minha mente, e minha alma quer definir verdades baseada no que ela está sentindo. 
Às vezes, é uma batalha leve, outras nem tanto. Aí as armas têm que ser mais intensas. 
Porque tratando-se de alma (emoções), quanto mais pensamos, mais empoderada ela fica. E como eu penso muito, às vezes caio numa armadilha. Porque ao invés de o exercício de "pensar" me libertar, ele vai me aprisionando. É aquela história, nossa virtude em excesso vira fraqueza. 
O desequilíbrio das forças sempre vai nos pender para algum lado ao invés de nos manter de pé. 
Basta você pensar de forma bem lógica: se está caminhando carregando uma mala pesada de um lado só, seu corpo vai pender pra aquele lado e pra que isso não ocorra, vc faz força para o lado contrário. Enfim... 

A boa notícia é que Deus já deixou tudo para nós em Sua Palavra. No versículo acima, o apóstolo Paulo diz como devemos usar nossa mente em nosso favor. 
Se pensarmos em tudo que é bom, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, com alguma virtude, louvor, E SE PRATICARMOS tudo que OUVIMOS, lemos e recebemos, aí o DEUS da PAZ será conosco. 
Entenda. Não é que ELE não estará se não seguirmos isso. É que a face de PAZ de Deus (que tem sua multiforme sabedoria) resplandece assim, se manifesta em nossos pensamentos. 
Se não cuidarmos dos pensamentos, a vida vira um tormento (mesmo que Deus esteja com a gente). Porque a parte do "domínio próprio" não é função Dele, é nossa. E é um fruto do Espírito, um fruto de um relacionamento com Deus, de um "regar" da árvore enraizada Nele. Entende?! 
Está tudo ligado. Deus não nos fez de forma aleatória. 
Como alimentamos nossa alma, reagimos. Se alimentamos com medo, reagimos com medo. 

Tá, e o que fazer quando mesmo sabendo de tudo isso a gente não consegue reagir? 
É, há batalhas mais pesadas mesmo. Aí precisamos pegar a Espada do Espírito (Ef 6), que é a Palavra de Deus, pois como está escrito: "ela é viva e eficaz,...capaz de separar juntas e medulas, alma e espírito". 
E é isso que precisa ser feito nos momentos de pensamentos densos: separar a alma do espírito, e declarar a Verdade de Palavra. 
Porque não são nossos pensamentos e emoções que nos definem, é a Palavra de Deus, é o que ELE diz. 
Portanto, cuidemos desse campo de batalha. 
Cuidemos de nossos pensamentos. 
 Busquemos alinhá-los com o que Deus diz a nosso respeito. 

"Assim diz o Senhor: Eu é que sei os pensamentos que tenho sobre vós, pensamentos de Paz e não de mal, para vos dar o fim que desejardes." 

Beijos 
Com Amor.... 

Pra nós. 
Por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário