terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Perdão.

Perdoar é um assunto tão falado e há tantas interpretações pra isso. 
Darei o meu ponto de vista, o que percebo de acordo com a Palavra. 

Há quem fale "eu perdoei" mas sequer olha na cara do "perdoado". 
Claro, perdoar não tem a ver- necessariamente- com convívio. Mas creio que o processo do perdão se completa quando tiramos a pessoa da "prateleira" que colocamos, quando damos à essa pessoa uma chance de se REPOSICIONAR dentro de nós e na vida. 
Não estou dizendo que nosso perdão mudará a pessoa "acusada" porque mudança é uma escolha que vem primeiramente do autoconhecimento, tem que reconhecer que errou. Quem justifica erros geralmente não muda, afinal, "são todos justificados". 
[Eu parto do princípio que nossas atitudes podem ter explicações, mas justificativas não. Porque entre a explicação e a justificativa há a escolha. E o ser humano nasce com senso de valores, com exceção das psicopatias.] 

Enfim, voltando ao perdão... Esse é o tema central dessa reflexão. 
Jesus ao perdoar Judas o recolocou na prateleira de AMIGOS. Infelizmente isso não resultou na mudança de Judas. Mas isso também não alterou a natureza de Cristo. 
O grande problema do perdão é que se não o liberamos, nossa natureza é alterada juntamente com a do acusado. Nos tornamos tão condenados/presos quanto o outro mesmo que em "instâncias", esferas diferentes. Um fica preso no erro, o outro na justiça própria. E a justiça própria é uma péssima companhia! 
Repare bem: se alguém morre sem você ter perdoado a pessoa e então você resolve perdoar, aquilo te tortura um pouco. "Eu o perdoei e ele nem sabe". 
O perdão é uma via de mão dupla, ainda que você seja o "ofendido". Já notou quando você esclarece as coisas com alguém e há perdão, isso gera um alívio na alma? 
"Se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará..." (Mt 6:15)
É interessante que nosso perdão vira uma chave dentro de nós, nos tira da prisão e é JESUS quem vira essa chave mediante nossa escolha. É ELE quem resolve tudo dentro de nós. 

Dentre vários motivos, creio que esse mundo que estamos vivendo é consequência de um bando de gente ofendida que não libera perdão sobre o outro. E pessoas ofendidas são pesadas porque vivem presas dentro de si. E isso vai deturpando nossa identidade REAL, aquela criada em Deus. 

Pra finalizar uma frase de Timothy Keller: "É impossível perdoar uma pessoa se você se sente superior a ela." 


Pense nisso. 

Beijos 
Pra nós. Por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário