domingo, 30 de junho de 2019

"Se te faz feliz, continue". Hein?!

Já falei sobre isso algumas vezes, mas vou repetir pois alguns equívocos nossos se repetem também. 

A gente ouve muito "se não te faz feliz, delete", "se te faz feliz, continue. Não há regras...", "Se você está em paz, está tudo certo", "se tirou sua paz, não é de Deus". 
São afirmações muito superficiais. Nem tudo é assim. A gente precisa entender o contexto, saber a Verdade ( o que Deus diz sobre aquilo a que referimos). 

 Vamos lá! Realmente, não há regras, mas há princípios. 
"Seja a paz de Cristo o árbitro de vosso coração" (Colossenses 3:15), é a frase que usamos, muitas vezes, para justificar algumas escolhas nossas. 
O que acontece é que essa paz pode estar simplesmente no âmbito da alma e/ou da razão. Porque ficamos em paz quando algo "faz bem" ou não exige algo de nós. 
Jesus, no Getsêmani, estava tão angustiado que suou sangue. Ele perguntou ao Pai se podia "passar dele aquele cálice", tamanha "falta de paz" ele estava sentindo. A angústia era na alma. Ele sabia que o caminho seria árduo. MAS o espírito Dele estava em paz porque ELE conhecia a vontade do Pai.

PAZ é um fruto do Espírito (Gálatas 5). 
Às vezes, seguimos caminhos que "parecem" paz, mas são apenas nossa zona de conforto. É apenas nosso "eu" que não quer mudar, crescer, se enfrentar, abrir mão de coisas... 
O passarinho no ninho acha que está em paz, mas chega uma hora, que o ninho se torna desconfortável. Ora, a paz foi embora?! Não, mudou a estação e os galhos começaram a espetá-lo empurrando-o pra fora do ninho. Aí, no caso, "nós passarinhos", entramos numa crise, achamos que o mundo está contra nós, que o inferno se levantou, mas não é. Há casos que isso é apenas um desconforto da alma nos empurrando pra voar, para cumprimos nosso destino. 

Às vezes negamos uma relação, um trabalho, um chamado simplesmente porque aquilo vai nos obrigar a mudar de fase, vai nos tirar da zona de conforto, e ainda justificamos falando "não estou em paz". Não estou generalizando, óbvio! Vocês são inteligentes pra saber que a Palavra fala da paz ser nosso árbitro. 🙄 
Estou sugerindo que possamos observar melhor onde essa "paz" está, de onde ela vem. 
A propósito, no versículo citado onde fala que a Paz é o árbitro de nosso coração, PAZ aqui nesse contexto (do original grego) significa "prosperidade", que por sua vez significa "abundância". Ou seja, que seja a ABUNDÂNCIA de Cristo o árbitro do vosso coração. 
Então, sem essa de falar que está em paz com algo que é contrário ao que Deus diz em sua Palavra. 

Beijos 
Com Amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário