Depois de ver um vídeo de uma galera dançando, eu achei massa mas fiquei pensando : "poxa, é tão mais legal dançar a dois".
E não estou falando de danças românticas nesse contexto de festa, amigos e tal.
[Claro que se for com o namorado ou marido é mil vezes melhor!]
Aí continuei minha divagação, eu e eu mesma...rs...
Sempre fiz dança, de tudo um pouco. Aí quando cheguei na dança de salão me identifiquei ainda mais.
Por quê? Porque a dança de salão não é simplesmente uma dança, tem todo um universo que a envolve e deve ser respeitado.
Por exemplo:
1-O homem é quem deve convidar a moça, e ao retira-la pra dançar, deve leva-la pelas mãos até o salão onde irão dançar. E ao término da dança leva-la de volta onde a buscou.
*OBRIGADA, DEUS! COISA LINDA!
[Isso mostra todo o cuidado do homem com a mulher, como DEVE SER! ]
2- A condução dos passos é toda do homem.
É claro que podem combinar previamente o que um mais gosta e tal. Mas se o cara não for um bom condutor, mesmo que seja um excelente dançarino, a dança não sai, ou se sai, não fica tão bonita nem agradável para a mulher, que fica perdida.
E confesso que aqui, no início, eu tinha dificuldade quando eu sabia mais que o cara, tentava "ajudá-lo" (conduzindo). Mas depois aprendi a dançar conforme o "saber" do outro. Foi bom pra mim isso!
E também, há caras que não sabem tanto, mas sabem conduzir, tem a mão firme pra direcionar e isso bastava (na dança!). Melhor "dois-pra-lá e dois-pra-cá" bem conduzido do que mil passos soltos, sem a mínima condução.
[Isso remete a como tem que ser numa relação interpessoal para que haja harmonia: estando os dois de acordo, UM conduz.
Imagine se um quer girar e o outro quer fazer cambré, não sai nem um passo nem o outro].
3-Você dança COM o outro, extremamente sincronizado e ligado. Se um erra, o outro erra junto.
Não é uma dança PARA os outros, não é uma apresentação (mesmo que se trate de uma, no caso de dançarinos profissionais).
É isso, PRA MIM, a dança de salão representa MEU MUNDO ideal: homens e mulheres com seus direitos iguais, essências preservadas e cada qual em seu papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário