sábado, 3 de novembro de 2018

Saia do Vitimismo!

Não existe nada mais lamentável do que o vitimismo - "a mania de assumir, na vida, a postura de mártir sofredor". É uma patologia psicológica muito destrutiva (autodestrutiva, inclusive). 
Viver guiado pelo sentimento de autopiedade não nos faz bem e nem aos que nos cercam pois fica enfadonho pra ambos. 
Quem está perto sente-se sugado o tempo inteiro e quando não deixa-se ser sugado é acusado pela "vítima". É cansativo lutar com quem quer lhe "tirar a vida", a energia, os méritos, as virtudes. Porque a virtude do outro incomoda a vítima (de forma inconsciente, claro!). 

Nada pior do que colocar no outro a responsabilidade que é só sua (da sua vida!). 
Pessoas que se fazem de vítimas tem um "quê" de egocentrismo além da conta. Acham que o mundo as deve. As pessoas têm obrigação com ela. São cheias de direitos e nenhum dever. Barganham relações, querem dominar o outro com seus dramas, "compram" relacionamentos e ficam indignados quando alguém não se vende ou não cai em seus "teatros". 

Esse tipo de comportamento nos tira a autocrítica, afinal, o outro é que sempre está errado, sendo assim, "não preciso mudar". 
Vitimizar-se só te rouba. 
O único responsável por sua vida é você, sou eu (pela minha). 
Se você pensa que a culpa, a responsabilidade é do outro, nunca sai do lugar (emocionalmente falando principalmente), nunca é protagonista de sua própria história, é um antagonista da vida alheia e um figurante da própria vida. 

"Demônio de muitas faces, o vitimismo é mestre em matéria de distorção da realidade." 

Então, se você sente-se assim (apesar de que poucos têm consciência de si), MUDE. Descarte essa opção de sua vida. Assuma o controle. Pare de querer fazer do outro um monstro e você a "princesa/príncipe injustiçada(o)"
Muita gente percebe esse teatro, não é legal, nem bonito. 
Abrir os olhos pode assustar, a claridade pode doer seus olhos, mas é essencial para VIVER. 

Amadureçamos. 
E mais, Deus deixou o Espírito Santo acessível à todos nós. Tudo que precisamos está Nele. Portanto, não há desculpas, embora possa haver motivos. 

Beijos 
Com Amor...


https://www.facebook.com/DuplaDelicia/videos/2108148059496793/?__tn__=%2Cd%3C*F-R&eid=ARBQZDV6pM9eERZbN2Jvu_hWZX8RYr992pHapryA2onD4yDBzB768ei7sFLi_zq5XO6qUDAxRgd6AZN0&hc_ref=ARQmpN7LKHMsKYmUwsIaQd9HK3VbMEiEVadOijwqlgeKfSL9dtea-4KYAAwCLuqUCbk

Nenhum comentário:

Postar um comentário