terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Condicionamos o amor, regulamentamos a "graça".

"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem."  
_Lucas 4:25-29. 

Havia muitos leprosos em Israel mas apenas Naamã, que era siro, foi curado (citado no versículo acima). 
E em outras passagens vemos o caminhar de Jesus surpreendendo a todos colocando o amor acima das regras, acima dos padrões da época. 
Era milagre no sábado (que era proibido), absolvição de uma condenada pela lei (a mulher pega em adultério era condenada segundo a lei da época),... Era falar com uma mulher samaritana numa época em que judeus e samaritanos não se falavam. 
É Graça sobrepondo-se à Lei (humana, religiosa). 
Sim, isso é escandaloso! 

E qual a reação comum dos sacerdotes (fariseus) da época? Ficavam escandalizados! Eles cumpriam toda a lei e por isso achavam-se dignos, merecedores. 
 [Como Jesus ousa "não levar em conta" todo o conhecimento e cumprimento das regras deles? Como Jesus ousa amar pessoas acima de qualquer coisa e independente de seus feitos? Isso lhes tiraria o poder, pois tira a condição.] 

Quantas vezes agimos assim sem percebermos? Condicionamos o amor, regulamentamos a "graça". (está entre aspas porque se há um preço por ela, logo, deixa de ser graça) 

 [Por favor, entenda sobre a Graça. Ela nunca foi nem será uma liberação para o erro, para o pecado. Ela apenas não é condicionada ao nosso acerto] 

Quantas vezes expulsamos Jesus porque Ele está "fora dos padrões"? 

Deus é Amor. Jesus é o Caminho, logo, muito mais do que andar em amor, o Amor precisa ser nosso caminho. 
Que nossas obras não excluam o sobrenatural de Deus. 
Que nosso coração se mova em liberdade! 

Beijos 
Com Amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário