quarta-feira, 7 de março de 2018

Quando o futebol nos ensina...

Ontem eu estava assistindo com meu pai a partida de Futebol de PSG X REAL MADRID, e começamos a conversar sobre o técnico do Paris Saint-Germain, o espanhol Unai Emory. 
 [Calma, NÃO VOU FALAR DE FUTEBOL, quero apenas usá-lo como exemplo.] 

Gente, o PSG estava enfrentando o REAL MADRID (12 títulos da Liga dos Campeões), que tem Cristiano Ronaldo, Marcelo, entre outros, e o Zidane como técnico. 
Vocês lembram do Zidane na Copa de 98 quando o Brasil perdeu pra França? Na época ele era jogador. Enfim, só estou falando que o cara além de ter sido excelente jogador, é ótimo técnico. 

PSG precisava ganhar no jogo de ontem pois já tinha perdido o jogo passado, ou seja, ele precisava ser mais agressivo no ataque. Só que, lamentavelmente, eles estavam sem o atacante principal: Neymar, que foi operado esses dias. 

Ok. Dado o PANO DE FUNDO... 
O que me intrigou foi a postura do técnico do PSG. Ele precisava VENCER mas ele não sabia vencer, ele só queria "não perder muito". 
E no momento crítico, após levar um gol do "Real" e, depois, ter um jogador expulso, ao invés de fortalecer o ataque, ele fortaleceu a defesa. 
[Não quero discutir futebol aqui, não sou técnica nem especialista na área. Só estou usando a situação porque me chamou atenção.] 

O que quero destacar é para a mentalidade do técnico. Acho que muitas vezes temos a mesma postura, de forma inconsciente, claro. 
Diante de desafios ou de coisas rotineiras mesmo, muitas vezes, ao invés de agirmos com uma mentalidade de VENCEDOR, agimos com uma mentalidade adoecida. 
"Não, não quero ganhar. Só não quero perder". 
Se fizermos isso no trabalho, e nos tornamos pessimistas, e não alcançaremos grandes coisas. 
Se fizermos em relacionamentos (qualquer tipo), não nos doamos como deveria, não nos jogamos, não nos entregamos. Afinal, só não queremos sofrer de novo, então, "amamos"mais ou menos. (como se desse pra amar mais ou menos...) 
Me entenda. Na superfície, queremos ganhar, mas no fundo, só não queremos perder mais. 
A vida tem seus percalços mesmo, só não podemos nos guiar por eles. 
Às vezes, como o técnico do PSG, temos uma excelente equipe mas não conseguimos ajustá-la. Temos excelentes virtudes mas estão desalinhadas. 
Gente, ele tem um time bom com Neymar, Daniel Alves, Cavani... mas não sabe usar. 
Observando o técnico ontem, eu comecei a ME observar, fazer uma avaliação de minhas atitudes, minha postura diante de algumas coisas. 
Sim, podemos vencer! Somos capazes. VOCÊ é capaz! Mas é preciso uma mudança de mentalidade, porque nossa mentalidade pode estar nos traindo, nos atrasando, nos roubando. 
Se agíamos de forma inconsciente, que possamos adquirir nova mentalidade de forma CONSCIENTE, por escolha, DECISÃO. 
Não estou estimulando a competição com outras pessoas; estou tentando NOS abrir os olhos e nos levar a um outro lugar: um lugar de vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário