domingo, 29 de dezembro de 2013

A verdade não é tão cara como dizem.


Sempre tive muitos amigos (homens), talvez por isso a facilidade que dizem que transito no universo deles.
 Sempre gostei de procurar entender o ponto de vista dessa raça que tanto me agrada, mas que ao mesmo tempo me deixava intrigada.
Quando falo de amizade é amizade mesmo e não colegas! Amigos que se expõem, se abrem (mesmo que a força ...rs)...
Dessas amizades fui percebendo o quão fechado são ! Como diz uma amiga : "são tão inteligentes, passam em concursos mas não SE PERCEBEM". Inteligência emocional zero. E é essa inteligência que nos faz progredir, crescer, amadurecer...
Judiaçãooooo, o cara não assume nem pros amigos próximos o que realmente se passa no íntimo.Engole tudo aquilo sozinho. Talvez porque evite encontrar a si mesmo.
E nesse jogo de evitar se ver, emenda um evento atrás do outro. Trabalho, academia, social com amigos, estudo, qualquer outra coisa, ...menos ficar sozinho com sua própria consciência. Até quando está sozinho dá um jeito de fazer alguma atividade, ocupar a mente, a mente que tanto mente (disfarça emoções, entre outras coisas).
E quando consegue enxergar, assumir pra si o que se passa...não consegue fazer nada a respeito ! Quantas vezes fui vítima disso, presenciei, tentei ajudar amigos que pareciam estar em estado de choque diante da emoção. Alguns perderam amores, perderam chances de crescimento porque acharam que apenas PERCEBER era o suficiente .
E essa dificuldade que tanto exprimo em contos, histórias é real! Eu presencio, sou confidente da angústia deles. Porque muitas vezes percebem mas acham que já passou da hora de fazer a coisa certa, não desprendem-se do orgulho. Por isso entendo tanto, e às vezes algumas pessoas até me julgam por isso, por não condená-los. Mas não dá pra julgar. Não dá pra exigir que um bebê de um mês corra! Existe um processo. E não estou dizendo que sou melhor. Jamais! Mas busco crescer, e nesse quesito, já avancei um bocado. O que pra mim é fácil, pra eles é como enfrentar um "chefão" no videogame! E vice-versa.
Por isso, onde já aprendi tento ensinar. Tento.

Certa vez um amigo viu-se amando uma menina mas diante disso nada fez, deixou-a ir alegando não estar preparado. Mas ele não se enxergava, pelo contrário, fugia de si e daquele sentimento todo.
Um dia ele acordou por dentro, depois de muito tempo e muito custo, me confessou amá-la ainda.
Eu questionei buscando entender o que ele ainda estava fazendo ali na minha frente que não tinha ido até ela. Ele disse : não vou atrapalhá-la mais, ela já está com outra pessoa.
Eu: Mas se ela ainda esperar por você? Não venha com esse discurso de não atrapalhá-la, como se estivesse preocupado com ela! Você está preocupado com seu orgulho ! Larga isso, não serve pra nada! 
Ele: Mas ela seguiu a vida dela, não vai querer voltar atrás.
Eu: Claro que seguiu, tinha que seguir, né?! E se ela te amar não vai dar a mínima em "voltar atrás", afinal, às vezes andar pra frente é voltar atrás.

É claro, essa situação serve para homens e mulheres, mas mulher geralmente assume mais!
E sabe porquê insisto tanto pra que você se encontre?! Porque viver na rota do mundo ativista não vai te ajudar, poucas pessoas hoje buscam a verdade! Até pessoas 'estudadas', aliás, principalmente elas, pautadas em conhecimento egoísta e raso mandam você ligar o "foda-se" (com o perdão da palavra) e caminhar sem nem mesmo resolver ou encarar-se.
E não quero q você passe por coisas que já vi muitos passarem. Caras que vivem numa relação por comodismo e nem percebem, ou fogem dessa realidade. Mas uma hora a vida 'dá um clique' e o tempo já passou , quando se vê lá se foram 10 anos! Não precisa percorrer esse caminho todo, sejamos sábios e vamos aprender com os erros alheios.
Ouvi recentemente : eu devia ter tomado essa decisão há anos ! E me pergunto : por que não tomou?! Por comodismo, por fingir pra si, por não querer pagar o preço da verdade. E a maioria não vê!
Se as pessoas soubessem que nem é tão caro quanto pensam... Viver na mentira é muito mais caro.
Cara mesmo é a mentira que, além de tudo, te rouba. Rouba sua paz, seu tempo, sua plenitude, e no final...sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário