domingo, 25 de agosto de 2013

O outro lado da beleza.


Muito se fala das pessoas que tem autoestima baixa e por isso são inseguras e tal, 'acarinham' erradamente esse mal (porque problemas precisam ser tratados) e ainda crucificam os "seguros", os belos, os que são referência em alguma coisa...como se esses fossem culpados pela insegurança deles.
Cada um tem seus fantasmas, coisas que incomodam, e que devemos resolvê-los, superá-los! Inclusive esses vistos como seguros e autoconfiantes.
Muitas vezes, o que é besteira pra você tem um peso gigante pra alguém. Por isso, ninguém pode rir ou desprezar a fraqueza alheia. MAS isso também não significa que você deva ser refém dos problemas dos outros e nem fazer os outros refém de suas "neuroses".
O que temos que entender é que nossos problemas não são maiores que os dos outros, são apenas diferentes.

Mas sabe de uma coisa?! Vou falar algo que pra maioria pode ser besteira, mas é algo que também acontece do outro lado.
Sempre tive vontade de falar sobre isso, mas a gente fica receosa com o que as pessoas possam pensar, ou nos julgar a partir dali. Enfim...
Você que tem a autoestima mais pra baixo, eu te entendo. Quem nunca teve?! E independente do lado que você esteja dessa história, fantasmas, inseguranças tem que ser assumidas, tratadas e resolvidas!

Mas desejo muito que saiba que beleza não é tudo. Aliás, é muito pouco. Mas que saiba disso de verdade, de coração e não apenas porque "ouve" isso das pessoas. É preciso que isso seja uma verdade dentro de nós para que possamos agir de acordo com o que sabemos. Senão...fica mais um "saber" inútil...

Claro, a beleza pode ajudar em algumas coisas. É bom, faz bem para o ego e tal. Pode fazer com que as pessoas te queiram por perto, te convidem pra festas badaladas... Mas também a beleza te coloca num lugar na cabeça das pessoas que não existe! 
E você deixa de ser uma pessoa para ser uma conquista. Deixa de ser companhia para ser troféu.
E mesmo que a tal pessoa bonita seja resolvida e não esteja nem aí pra isso, as pessoas estão!
No trabalho?! Te julgam logo pela beleza, quando você consegue algo, se destaca profissionalmente, sempre creditam à sua beleza. "Ah...mas também...ela é bonita. Aposto que o chefe estava com outras intenções..."_ as línguas malditas e invejosas dizem.
Se você trabalha com arte então! Tem que provar muito mais seu talento. Se uma pessoa desprovida de beleza faz determinada cena, ela é uma super atriz. Mas se a pessoa é bonita e faz exatamente a mesma coisa...o foco vai pra beleza.
Poucos conseguem separar as duas coisas, ou SOMAR as duas coisas (capacidade e beleza). 
Amizade com outras mulheres?! Só se for com as muito bem resolvidas. Porque elas acham que sair com você ofusca o brilho delas. Eu já ouvi uma "amiga" minha falando pra outra da turma: "ahh não, não chame ela pra sair com a gente, não. Ela chama atenção demais!". 
E se você for frequentadora de igrejas então... As pessoas te enxergam como o próprio pecado! E se todo mundo pode usar uma roupa 'assim ou assada', VOCÊ não pode porque chama atenção demais, faz os "irmãos" pecarem! Oh Céus! Esses irmãozinhos estão precisando se resolver.
A mulher bonita na igreja desperta inveja das mulheres (e assim, inimizade) e o desejo dos homens.
E aí o que resta?! Ué, ela aprende que os homens são seus melhores amigos! São mais leais, não vão querer te boicotar, não tem frescurinhas... Claro, alguns vão querer te "comer"...mas isso é normal, fazer o quê?! O negócio é aprender a lidar com isso e transformá-los em super amigos (eles me dizem que os transformo no amigo-gay e eles não tem coragem de chegar...rs).
Mas aí você começa a andar mais com homens, o que afasta O Homem (aquele!) de você.
Se surge um pretendente o cara acha que você tem homem demais por perto (e juraaaa que todos querem você). E rola aquela insegurança de achar que pode aparecer um cara melhor, um cara à sua altura (hein??!) e você abandoná-lo. 
E se você for bonita e inteligente...FERROU.
Dizem eles, que isso assusta porque se a mulher for só bonita ainda é fácil, os namorados (ou pretendentes) pensam: "umas noites de amor resolvem e serão felizes para sempre". Mas se ela é inteligente também, os caras ficam complicando e procurando uma forma de despertar-lhe admiração. Mal sabem que o simples fato de terem coragem já causa admiração.
Alguns dizem que a beleza somada à inteligência resulta numa mulher independente, e homens, no fundo, no fundo, ainda são machistas a ponto de quererem a mulher sendo sua dependente. Afinal, é uma forma (boba) de mantê-la ali sob "domínio" deles, deixando-os mais confiantes.
É claro, imagino, que essas reações não sejam premeditadas ou conscientes em alguns.

As pessoas têm uma ilusão de que a mulher bonita atrai um monte de homens...Pode até atrair, mas eles nunca chegam, porque têm medo de levar um fora, ou porque não se acham bons o suficiente, acham que você merece um cara melhor. Isso se o cara não chegar e pedir em casamento mas mal sabe da vida dela, ele a quer só porque ela é bonita. 
Isso pode ser elogio pra muitos, mas pra mim, me querer porque me acha bonita?! Ele tem que querer participar da minha vida, conversar...Me achar bonita não é argumento para que eu queira ficar com alguém.
Entendam, tem um monte de caras que a acham bonita. Mulher precisa sentir-se amada, especial.
Óbvio, é bom que a ache lindaaaaaaaaaaa (mesmo que ela não seja), mas é preciso mais!
A beleza até te dá um escudo bom que impede certas aproximações, mas às vezes, ela vai longe demais e te coloca numa torre alta, onde as pessoas ficam ali te admirando de longe mas jamais se aproximam.
Por isso, é comum vermos mulheres muito bonitas com caras que aparentemente não estão no nível delas. A questão é, elas acabam ficando com aqueles que têm coragem de assumi-las, enfrentarem os fantasmas (da insegurança) deles.
E diferente de homens, mulheres bonitas e inteligentes não são "dadas". Pelo contrário, são mais fechadas. Porque se a beleza abre portas para que elas sejam vistas e admiradas, ao mesmo tempo causa uma certa insegurança de porquê alguém está aproximando, se é apenas para "possuí-la" ou para amá-la.

Por isso, quando olharem para seus fantasmas, saiba que mesmo aquela mulher segura, bonita, desejada por homens e invejada por mulheres...ela também tem suas inseguranças, que TAMBÉM devem ser tratadas e resolvidas.

Bom, eu só quis mostrar o outro lado. Porque quase nada é unilateral.


Obs: mas falo de Mulheres bonitas, e não de "pirigirls" que gostam de usar o corpo para "conquistar" os caras.

Obs2: esse texto foi baseado em informações de meus vários amigos (HOMENS) e não simplesmente da minha imaginação fértil.

4 comentários:

  1. Amei o post Rê! Escreveu muito bem, e expressou muito bem!
    Beijos beijos, boa semana

    ps: to seguindo vc no tt hihi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela coragem de abordar tais temas, sempre buscando o despertar do coração e a mudança do olhar das pessoas;porque '' se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso".

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rê, parabéns! Amei sua postagem sobre esse tema, concordo profundamente com cada palavra expressada! rsrs
    Você soube abordar esse assunto de uma forma muito realista e sem passar uma impressão (pra quem não te conhece muito, como eu) de que seja "convencida", se é que me entende. rsrs. Escreveu muito bem e com muita clareza. A partir de agora, com certeza, serei visitante constante por aqui.
    Bjoos.

    ResponderExcluir