sexta-feira, 9 de março de 2012

Sobre Conhecer.

Até onde a gente conhece alguém e até onde nós observamos o outro com nossa 'lente particular'? Julgamos conhecer o outro a partir de nossa visão de mundo. Na Bíblia já diz algo mais ou menos assim : aos olhos bons tudo é bom, aos olhos maus tudo é mau.
Pior é quando nos julgamos BONS e enxergamos o outro como MAU. Aí tem algum engano. Melhor avaliar se estamos com a essência suja, com o filtro sujo.
Porque às vezes a gente capta as sujeiras do mundo e nem percebe que mudou o olhar. Achamos que somos os mesmos, mas o discurso se distancia cada vez mais da prática.
Aí é preciso voltar onde caímos. Reconhecer. Abrir mão de orgulho idiota de ESTAR certo e ser mais flexível e tolerante com os outros. Porque OS OUTROS algumas vezes refletem nossas mudanças.
Tolerância e flexibilidade não fazem mal à ninguém.

E continuo a conversa perguntando, até onde alguém me conhece? Será que não está simplesmente enxergando como convém? Jogando em mim responsabilidades e defeitos pra justificar escolhas? Será que não está atribuindo qualidades que mais parecem perfeição? Sou humana. Simples assim.
Sei que tenho meus inúmeros defeitos, cometo vários erros, mas...e você, caro colega, se é perfeito, o que faz aqui na Terra?

Um comentário: